Carregando...

Tratamentos

Hemodiálise

A Hemodiálise é um procedimento realizado por pacientes com insuficiência renal aguda ou crônica graves, no qual uma máquina limpa e filtra o sangue, trabalho que o rim doente não pode realizar. Através desse procedimento, o organismo pode liberar os resíduos prejudiciais à saúde, além de auxiliar no controle da pressão arterial, ajudando o corpo a manter o equilíbrio de substâncias como sódio, potássio, ureia e creatinina.


Durante a realização da sessão de hemodiálise, o paciente tem seu sangue filtrado por um acesso vascular é impulsionado através de uma bomba até o filtro de diálise (dialisador), no qual o sangue é exposto à solução de diálise (dialisato) através de uma membrana semipermeável que retira o líquido e as toxinas em excesso, devolvendo o sangue limpo para o paciente através do acesso vascular. O tempo da realização de cada sessão de hemodiálise varia de acordo com o estado clínico de cada paciente, porém na maioria dos casos as sessões são realizadas três ou quatro vezes por semana, durando de 3 a 5 horas cada.


Apenas o médico especialista em rins, o nefrologista, pode indicar a realização desse tratamento, que pode ser iniciado com medicação que auxilia no controle dos sintomas e estabiliza a doença. Nos casos de pacientes em que os remédios não são suficientes e o quadro clínico evolui de maneira negativa, pode ser necessário dá início a hemodiálise. Com o início do tratamento o paciente passará a apresentar melhora significativa nos sintomas apresentados. Com o tempo, as restrições dietéticas que o paciente tinha antes da hemodiálise serão reduzidas, e com o tempo ocorrerá uma melhora geral na qualidade de vida do mesmo.